Agosto, mês de férias por excelência, mas também mês de muito trabalho.
“Nós por cá”, de “mão na massa” numa primeira fase dedicámo-nos à reciclagem do papel.
Primeiro foi efectuado uma escolha selectiva do papel e respectiva triagem, de seguida procedeu-se à trituração do papel.
Cortamos o papel de jornal em bocadinhos pequeninos para um recipiente (podemos utilizar outro tipo de papel) a maceração foi o passo seguinte, colocamos água no recipiente com o papel. O papel deve ficar de molho alguns dias e deve ser mexido.
Com a varinha mágica trituramos o papel muito bem até ficar em massa. Juntamos diferentes tintas, voltou-se a triturar para a massa ficar homogénea.
Com uma estrutura em madeira que tem uma rede muito fininha mergulhamos o caixilho no fundo do recipiente para o molde ficar com pasta de papel. Retira-se o molde bem na horizontal, e deixa-se escorrer um bocadinho Vira-se a rede com a pasta para baixo sobre um pano absorvente com uma das tábuas por baixo. Tira-se o excesso de água com a ajuda da esponja. Seguidamente levanta-se a moldura com muito cuidado, deixando a folha de papel sobre o pano, coloca-se outro pano absorvente sobre a folha. Repetimos esta operação até não termos pasta de papel no recipiente.
Depois as novas folhas de papel foram colocadas a secar, todos os espaços eram poucos, por fim e já depois de secas estava na altura de colocá-las numa prensa para ficarem mais direitas e finas.
E eis que de novo, temos novas folhas de papel de diferentes cores e tonalidades para serem utilizadas nos mais diversos trabalhos. A equipa trabalhou com muita pertinâcia, pois necessitávamos executar um grande número de folhas. Cumulativamente foram efectuadas outras tarefas.







Da reciclagem do papel passamos para a feitura do produto final, passando pelas diferentes fases desde o corte do papel (no tamanho desejado), a sua decoração, por fim a montagem e o embalamento dos blocos.
Prezamos pela qualidade e satisfação dos nossos clientes e agradecemos o empenho e dedicação dos nossos jovens e colaboradores que participaram activamente nesta actividade.

Mensagens populares deste blogue

Chegada Pai Natal

São João